segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Frases de Emília e uma de Pedrinho



"- Quero ser a Condessa das três estrelinhas ! Acho lindo tudo que é de Três Estrelinhas - a cidade de *** O ano de *** O duque de ***, como está naquele romance que Dona Benta vive lendo."

Emília explica sua evolução : "- Muito simples. Eu de fato fui boneca de pano. Mas evolui e virei gente." "...Eu sou a "evolução gental" daquela bonequinha pernóstica . - Como? - Artes do mistério. Fui virando gentinha e gente sou ; belisco-me e sinto a dor da carne . E também como."

Em Dom Quixote das crianças , os ouvintes de Dona Benta exigem que ela use uma linguagem menos "literária" em sua narrativa . Quando ela concorda , que usará suas palavras , Emília aplaude: "Isso...com palavras suas e de tia Nastácia e minhas também - e de Narizinho - e de Pedrinho e de Rabicó...Nós...queremos estilo clara de ovo, bem transparentinho, que não dê trabalho para ser entendido."

"Sei - disse Emília. - Essas árvores são as vacas vegetais do Amazonas. Os tais seringueiros tiram-lhes o leite e fazem coalhada ; e depois da coalhada fazem requeijão que é a tal borracha."

"...A vida, senhor visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce , isto é , começa a piscar. Quem pára de piscar , chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos - e viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda,dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais. É o dia e a noite. É portanto um pisca-pisca..."

"Quando vejo certas mães baterem nos filhinhos, meu coração dói. Quando vejo trancarem na cadeia um homem inocente, meu coração dói. Quando ouvi Dona Benta contar a história de D. Quixote, meu coração doeu várias vezes, porque aquele homem ficou louco apenas por excesso de bondade . O que ele queria era fazer o bem para os homens , castigar os maus, defender os inocentes. Resultado: pau, pau e mais pau no lombo dele. Ninguém levou tanta pancadaria como o pobre cavaleiro andante - e estou vendo que é  isto que acontece a todos os bons. Ninguém os compreende."

" - Para mim , o Minotauro a devorou - disse Emília .- As cozinheiras devem ter o corpo bem temperado, de tanto que lidam com sal ,alho, vinagre, cebolas. Eu, se fosse antropófaga, só comia cozinheiras."


" O que vale não é ser gente grande, é ser gente de coragem." - Pedrinho

( Monteiro Lobato Livro a Livro - Marisa Lajolo e João Luis Ceccantini )

4 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.