terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Hora da Estrela - Clarice Lispector


"Havia coisas que não sabia o que significavam . Uma era "efeméride" . E não é que Seu Raimundo só mandava copiar com sua letra linda a palavra efemérides ou efeméricas ? Achava o termo efemérides absolutamente misterioso. Quando o copiava prestava atenção a cada letra . Glória era estenógrafa e não só ganhava mais como não parecia se atrapalhar com as palavras difíceis das quais o chefe tanto gostava. Enquanto isso a mocinha se apaixonara pela palavra efemérides.
Outro retrato : nunca recebera presentes. Aliás não precisava de muita coisa. Mas um dia viu algo que por um leve instante cobiçou: um livro que Seu Raimundo , dado a literatura , deixara sobre a mesa. O título era "Humilhados e Ofendidos". Ficou pensativa. Talvez tivesse pela primeira vez se definido numa classe social . Pensou, pensou, pensou! chegou á conclusão que na verdade ninguém jamais a ofendera , tudo que acontecia era porque as coisas são assim mesmo e não havia luta possível, para que lutar?
Pergunto eu : conheceria ela algum dia do amor o seu adeus? Conheceria algum dia do amor os seus desmaios? Teria a seu modo o doce voo? De nada sei. Que se há de fazer com a verdade de que todo mundo é um pouco triste e um pouco só . A nordestina se perdia na multidão . Na praça Mauá onde tomava o ônibus fazia frio e nenhum agasalho havia contra o vento. Ah mas existiam os navios cargueiros que lhe davam saudades quem sabe de quê . Isso só ás vezes. Na verdade saía do escritótio sombrio, defrontava o ar lá de fora, crepuscular, e constatava então que todos os dias á mesma hora fazia exatamente a mesma hora."

( primeiro assisti o filme baseado no livro então Macabéa ganhou esse rosto, e não a esqueci mais. Lindo livro, lindo filme. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.